Rafael Bastos

Teve envolvimento com a música desde criança, incentivado pelos presentes percussivos da mãe. Na adolescência participou do curso de violão popular mas foi na bateria, incentivado pelo pai, onde obteve destaque no cenário nacional. Após realizar cursos de especialização com professores de renome local e muitas pesquisas em material didático internacional começou a lecionar aulas particulares no salão de uma igreja no centro de Florianópolis. O número de alunos cresceu e foi necessária a locação de um espaço próprio.

Ao mesmo tempo, Rafael Bastos já era requisitado em gravações de CDs, Jingles e gravações ao vivo de DVD, já gravou com diversos nomes da música nos mais diversos estilos musicais, do Sertanejo ao Rock, totalizando 26 CD’s gravados e 2 DVD’s ao vivo.

É o primeiro músico a receber patrocínio de marcas de renome nacional, atraindo a atenção de investidores para o mercado de Santa Catarina, inovando e contribuindo para o crescimento musical com Workshops, Masterclass e eventos culturais.

Em 2002 fundou a Escola de Bateria Rafael Bastos, o primeiro projeto empreendedor do músico.

Fundou a Escola de Música Rafael Bastos no ano de 2006 em parceria com o administrador Rodrigo Lima.

Atualmente a Escola de Música Rafael Bastos é a maior escola de música de Santa Catarina com 600 alunos matriculados e a única no Sul do País licenciada pelo EM&T para aplicação de todos os métodos de ensino em sua instituição.

Destaca-se a criação do primeiro método de bateria Teen do Brasil, método desenvolvido sob pesquisas didáticas com crianças de 5 a 10 anos e com sucesso na procura desse curso em sua escola.

É integrante da banda gospel Makários desde 2000, com destaque pelas composições próprias e estilo diferenciado nesse mercado. Além deste projeto, é integrante de dois outros trabalhos: Gustavo Messina Trio (Jazz & Bossa Nova) com repertório entre standards  da música instrumental e temas autorais e o EMRB Fusion Band onde destaca-se as improvisações e grooves marcantes nos estilos Blues/Rock.