Eder Medeiros

Éder Medeiros, brasileiro, nasceu em 1985, em Tubarão/SC. Vindo de uma família de músicos, começou a se interessar por bateria aos 10 anos de idade (1995). Sua primeira bateria foi improvisada com almofadas e caixas de leite, com a qual se divertia tocando com seu pai, que já tocava profissionalmente.

Sua segunda bateria era improvisada com latas de tinta, seus pratos eram de chapa de aço com arrebites, onde já conseguia tocar alguns ritmos.

Foi participando de eventos na Igreja que recebeu sua primeira proposta para tocar profissionalmente e receber alguma remuneração pelo seu trabalho. A proposta surgiu aos 14 anos de idade (1999), por intermédio de amigos que acompanhavam um Padre músico chamado Pe. Edson, que por sua vez, fazia shows em toda região. A partir daí, os trabalhos foram surgindo, alguns Shows, Missas, Gravações e até apresentações em programas de TV.

Já trabalhando profissionalmente, e muito decidido a seguir carreira, aos 16 anos (2001) resolveu procurar um professor qualificado para que pudesse tomar algumas Aulas de Bateria e aprimorar seus conhecimentos. Estudou pouco mais 2 anos com Cristiano Forte/RS, apropriando-se de muitas informações importantes para sua habilidade profissional. Aprendeu a ouvir boa música e descobriu grandes bateristas de reconhecimento mundial.

Foi fazendo seu nome com bastante humildade e seriedade que com 16 anos (2001) recebeu uma outra proposta para trabalhar em uma banda de baile. A banda chamava-se “Stigma”, que com uma agenda lotada e uma ótima estrutura, tocava covers da música sertaneja, pagode e pop rock. Também começou a lecionar Bateria em sua cidade, Tubarão.

No mesmo ano, após a saída da banda “Stigma”, foi contratado para trabalhar em uma das maiores bandas da região sul chamada Bandativa, na qual ganhou grande experiência por tocar ao lado dos melhores músicos da região, e por poder participar da abertura de shows nacionais e internacionais.

Paralelo à estes trabalhos, sempre buscou aperfeiçoar seus conhecimentos em aulas e cursos relacionados à música e ao seu instrumento. Estudou a partir de 2006 com grandes bateristas como: Marquinhos Fê/RS (Frank Solari), Edu Ribeiro/SP (Chico Pinheiro), Aquiles Priester/SP (Hangar), Carlos Ezequiel/SP(Solo) e participou de vários Workshops e Master Classes em todo país com bateristas de renome mundial dentre eles Virgil Donati e Thomas Lang.

Também em 2007, participou do 1ª Festival Odery e Modern Drummer, Concurso Nacional de Bateristas, onde foi classificado para ficar entre os 10 bateristas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em 2008 teve uma publicação na Revista Modern Drummer Brasil.

Em junho de 2009 participou do Batuka! International Drum Fest, evento realizado pela baterista Vera Figueiredo/SP, onde foi selecionado entre mais de 250 bateristas no Brasil para ficar entre os 4 melhores do concurso. A primeira seleção ocorreu por DVD´s enviados à comissão julgadora do evento. A apresentação ao vivo dos finalistas em Julho de 2009 no Auditório Ibirapuera em São Paulo/SP. Estavam presentes no evento um grande público de músicos, principalmente Bateristas e nos jurados estavam Dinho Gonçalves (Brasil), Zoro(USA) e Clayton Cameron (USA).

Em Março de 2010, foi o vencedor do Concurso RMV e Revista Batera, cujo o tema era: “A RMV e Revista Batera duvida que você ganhe esta super bateria. A seleção foi feita através de vídeos enviados para a comissão julgadora, onde era composta por 2 grandes nomes da bateria brasileira e um colunista de música do site Yahoo. Também neste ano desligou-se da Bandativa em busca de novos trabalhos e projetos.

Em 2011 passou a fazer parte de um banda de Power Metal chamada Dragon’s Cry (www.dragonscry.com), que lançou seu disco em Julho daquele ano e realizaram shows pelo Sul do Estado. Também paralelo à este trabalho, Éder sempre esteve com uma agenda bem preenchida com trabalhos de Free Lancer com bandas da região sul de SC.

Também em 2011 teve uma publicação de seu trabalho na Revista Modern Drummer Brasil.

Foi novamente finalista do Batuka!, tendo o vídeo mais votado na enquete da internet. Na apresentação ao vivo estavam presentes no jurí os bateristas Damien Schmidit (França), Aquiles Priester (Brasil), Dom Famularo(EUA) e Quintino Cinali (Argentina).

No mesmo ano deu início há uma sólida carreira de Workshops em todo o Brasil, na qual já esteve em cidades como: Criciúma(SC), Lages(SC) Florianópolis(SC), Joinville(SC), Curitiba(PR), São Paulo(SP) etc.

Teve aulas também com o baterista Virgil Donati nos anos de 2011 e 2013.

Em 2012 inicou os trabalhos junto do Cantor Sandro Rios, atuando em shows, formaturas, casamentos, eventos em Geral em Santa Catarina. Paraelo à este trabalho,

Em 2014 começou a acompanhar um Finalista do The Voice Brasil 2013, chamado Rubens Daniel, divulgando seu disco com shows em diversas cidades do país.

Durante todo este período muitas parcerias foram iniciadas dando um suporte em equipamento e visibilidade para a carreira de Éder.

Sua abordagem atual consiste em Independência, Polirritimias e ilusões rítmicas, aplicados aos mais diversos estilos musicais.

Atualmente:

  • Leciona aulas particulares de bateria em seu estúdio em Tubarão/SC e em Braço do Norte/SC na Escola Acordes e Rufos tendo mais de 60 alunos particulares;
  • É requisitado para gravações nos mais diversos estúdios da região;
  • Realiza Workshops em todo o Brasil;
  • Acompanha o Cantor Sandro Rios e também o Cantor Rubens Daniel(The Voice Brasil 2013) no Sul de SC;
  • Estuda diariamente em busca do aperfeiçoamento de sua habilidade como baterista;
  • Recebe o apoio de Baterias Nagano | Baquetas Liverpool | Pedais KA | Pratos Meinl | Bags Coletane.

Maiores info: www.edermedeiros.com

www.facebook.com/Drummer.EderMedeiros